Portal Abrantes - Notícias, entretenimento, esportes e videos
Adicionar aos favoritosEntrar em contatoVer TwitterMural de Recados
QUINTA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2014
Educação
Postado em: 10/01/2013 às 11h36
TAMANHO DA FONTE A- A+
Confira os cursos técnicos gratuitos oferecidos em Salvador
Formação pode render até 30% mais que salário de graduados

 Quando saiu do ensino médio da escola pública, Arlete Sousa Gonçalves procurou um cursinho para prestar vestibular para Enfermagem. Foi exatamente neste cursinho que a então estudante descobriu que existia outra possibilidade ao invés do ensino superior: o curso técnico. Mudou a escolha e não se arrependeu. Concorreu a uma vaga gratuita para o curso técnico de Alimentação oferecido pelo governo do estado e passou. Hoje, já formada e empregada, diz que não faltam outras oportunidades. "A média salarial é de R$ 1,2 mil. Não tenho dúvidas que a qualificação me abriu muitas portas", afirma a estudante.

 
Os estudantes que já possuem ensino médio completo terão agora a mesma oportunidade que Arlete. A Secretaria da Educação do Estado da Bahia acaba de abrir 11.040 vagas gratuitas para 51 diferentes cursos profissionalizantes. O único requisito é ter terminado o ensino médio nas escolas públicas.
 
Porém, o superintendente do Educação Profissionalizante da Secretaria da Educação, Almerico Lima, explica que o critério para obter uma vaga é a realização de um sorteio eletrônico, ou seja, os estudantes se inscrevem no próprio site da secretaria e acompanham o sorteio no dia 5 de fevereiro (veja o passo a passo e o cronograma na página ao lado). Todo o processo é auditado pelo Ministério Público, Tribunal de Contas e Advocacia-Geral do Estado.
 
Ganho maior
O gerente da unidade Salvador da E.T.T First Recursos Humanos, Marcos Moreira, explica que alguns profissionais formados em cursos técnicos estão ganhando até mais do que os graduados. "Conta o fato deles serem mais especializados", diz Moreira. Essa diferença salarial pode ser até 30% maior para os técnicos do que para os graduados.
 
Almerico Lima informa ainda que os cursos mais concorridos são os de técnico em Enfermagem, Meio Ambiente, Administração, Agropecuária e Informática (confira a lista completa dos cursos oferecidos em Salvador ao lado). "A concorrência chega a 20 vagas para um, no caso do curso técnico em Enfermagem", esclarece o superintendente.
 
Como oferece estas vagas há cinco anos, o governo do estado prevê para este ano um estudo de empregabilidade. O especialista em Recursos Humanos, Marcos Moreira, pontua que a empregabilidade de quem faz os cursos técnicos é alta, já que hoje é comum ter um diploma de curso superior e, agora, o mercado de trabalho tende a buscar os profissionais mais especializados, que também estão escassos.
 
Outra vantagem é o fato dos cursos serem reconhecidos em todo o país, aprovados pelo MEC e com entrega de diploma. "Em uma instituição particular, esse aluno gastaria, pelo menos, R$ 500 na mensalidade. É uma boa oportunidade para ingressar no mercado de trabalho", acrescenta. Em média, os cursos têm duração de dois a dois anos e meio.
 
No ano passado, foram mais de 70 mil inscritos para sete mil vagas. Este ano, a expectativa da secretaria é que as inscrições cheguem a 100 mil.Como se inscrever
- Acesse os sites:  www.educacao.ba.gov.br ou o  www.educacaoprofissionaldabahia.blogstop.com O candidato deve informar o número do seu CPF
 
- É possível escolher apenas um curso , indicar o município e o Centro Educacional Profissional no qual deseja estudar
 
- O candidato ainda deve escolher qual o turno de sua preferência (matutino, vespertino ou noturno) e indicar se quer começar o curso ainda neste primeiro semestre ou no segundo semestre
 
- O comprovante de conclusão do ensino médio deve ser apresentado no ato da matrícula
 
Cronograma
- Inscrições para o sorteio: Já abertas, seguem até 23 de janeiro
 
- Realização do sorteio: 5 de fevereiro
 
- Divulgação dos selecionados: 25 e 26 de fevereiro
 
- Início do período letivo: 1° de abril
 
 
Correio da Bahia


 
 
.:: Mais Notícias sobre Educação
25/11/2014
Educação alavanca IDH nas grandes cidades, mas qualidade é questionada
23/11/2014
Conae cobra acesso à educação pública que considere diversidade brasileira
23/11/2014
Avaliação da alfabetização começa a ser aplicada em escolas de todo o país
ver mais+
Prefeitura de Salvador lança campanha nacional de turismo
Apresentador da Record canta repórter ao vivo!
Entrevista: vereador Gilvan Souza e o consultor em desenvolvimento social Antônio Costa

PUBLICIDADE

ver mais+
Adelmo Borges
Politica
Letícia Aguilar da Silva Maciel
Ciência e Sociedade

Ir para pagina principal

Ir para Colunistas

QUE TIPO DE ATIVIDADE CULTURAL E ESPORTIVA VOCÊ DESEJA VER NA PRAÇA AOS DOMINGOS A TARDE?

MÚSICA (26.9%)
DANÇA (6.2%)
TEATRO (3.1%)
CAPOEIRA (20.0%)
FANFARRA (6.9%)
ÁUDIO VISUAL (PINTURA EM TELAS) (7.7%)
ARTES MARCIAIS (8.5%)
ARTESANATOS (6.2%)
LITERATURA (RODA lITERÁRIA) (6.9%)
TODAS AS MANIFESTAÇÕES CULTURAIS? (7.7%)

Nome:

E-mail:

HOME | NOTÍCIAS | VÍDEOS | COLUNISTAS | GUIA | ENTREVISTAS | CONTATO
CLASSIFICADOS | RÁDIOS | TV ao VIVO | EVENTOS | AGENDA | EMPREGOS

© Portal Abrantes - Notícias, entretenimento, esportes e videos 2010 - Todos os direitos reservados!